Tuesday, May 31, 2011

Versão 3 das ODA I - versão para comentário público

O documento que agora se apresenta publicamente constitui a proposta de uma terceira versão das Orientações para a Descrição Arquivística (ODA), primeira parte. Pretendemos com isto que a comunidade arquivística tome conhecimento do texto e sobretudo que o comente e sugira as alterações que considerar pertinentes. Trata-se afinal de um instrumento de trabalho destinado a ser usado por todos e resultado do trabalho e experiência de todos.Este princípio deve cada vez mais ser valorizado numa sociedade em rede em que o trabalho de cada um alimenta e é alimentado pelo trabalho dos outros numa cadeia cooperativa de troca de conhecimento.
O presente documento é pois ainda  uma minuta, na medida em que as sugestões apresentadas serão analisadas e eventualmente inseridas no texto obtendo-se  a partir daí a versão final. Precisamente por se tratar de um draft há alguns aspetos ainda não completamente terminados como por exemplo, a representação de exemplos completos e, nalgumas orientações, a falta de exemplos elucidativos das mesmas.

O fim do período de tempo previsto para finalização dos comentários públicos é 15 de Setembro do presente ano. Os comentários poderão ser inseridos neste blog ou enviados por correio eletrónico para
oda@dgarq.gov.pt.
O documento com o texto integral poderá ser consultado em formato pdf  no seguinte endereço
http://dgarq.gov.pt/files/2008/08/ODA_v_3_0-12.pdf
Neste blog  apenas se encontra disponível a parte I relativa a Documentação, pois foi aquela que sofreu mais alterações e que, julgamos, suscitará mais debate na comunidade.
Para maior comodidade de leitura o texto foi dividido em 9 partes que correspondem à introdução, às 7 zonas de descrição das ISAD(G), e uma última parte contendo os apêndices finais. Desta forma o leitor poderá consultar cada parte individualmente e para cada uma inserir os comentários que pretender.
Note-se que as partes do texto estão armazenadas num serviço web diferente (o scribd) pelo que é possível visualizar o texto no próprio blogue ou naquele sistema.Para visualizar no bloque é apenas necessário selecionar na parte direita do ecrã a parte do texto que se pretende consultar. Esta será apresentada na janela central. Para aceder ao Scribd é necessário, após a seleção da parte do texto que se pretende visualizar, clicar no link que se encontra na parte superior esquerda da janela de leitura.
A inserção de comentários funciona da mesma forma que em qualquer outro blog, bastando acionar a opção "post a comment". Estes comentários ficarão publicamente disponíveis no blog o que, a nosso ver, potenciará o debate em torno deste documento. Também como em qualquer outro blog é possível colocar um comentário anonimamente.

Agradecemos desde já a contribuição de todos, sem a qual o presente documento será inevitavelmente um instrumento imperfeito.

No comments: